Quantcast
Channel: Mostrar matérias com a palavra chave: alimentos funcionais - Portal do Coração
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Alimentos funcionais ou nutracêuticos - Nutrição e promoção da saúde

$
0
0
Alimentos funcionais ou nutracêuticos - Nutrição e promoção da saúde

A modernidade trouxe ao homem tecnologias que o fizeram simplificar seu modo de vida. Ficamos mais acomodados, mais seduzidos pelas facilidades encontradas, de modo a esquecer que, com todo esse advento, nosso organismo fica propenso a um número maior de enfermidades.


A indústria alimentícia, muito forte em países cuja população é obesa, tem crescido justamente pela maneira de viver que possuímos. Se antes, a grande parte dos doentes era de caráter infeccioso, hoje o perfil mais comum é de enfermidades crônico-degenerativas, reflexo de vida que levamos atualmente.

Apesar desse revés, há alternativas muito simples de se prevenir uma série de doenças. é por meio do consumo de alimentos funcionais que conseguimos uma vida mais saudável.Esses alimentos, também conhecidos como neutracêuticos, podem ser naturais ou produzidos pelo homem. Além de nutrir o organismo, têm o poder de promover benefícios na saúde do ser humano, auxiliando no bem-estar, evitando o desencadeamento de doenças degenerativas que originam problemas arteriais, hormonais, hepáticos, cardíacos, dentre outros. Não contêm contraindicações, tendo seu consumo sempre permitido. Para ser considerado um alimento funcional, é necessário que ele contenha substâncias com propriedades fisiológicas em quantidades suficientes a ponto de fazer diferença no organismo humano.

Confira alguns alimentos funcionais e seus benefícios:

-Soja: contém fitoestrógenos e isoflavonas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de mama e próstata, combate osteoporose, reduz níveis de colesterol e sintomas da menopausa, ajuda ainda no tratamento de obesidade. tem ação antioxidante* e anti-inflamatória.

*Neutralizam os radicais livres, moléculas ou átomos com um número ímpar de eletrons.Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo.Os radicais livres estão envolvidos no surgimento de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares.

-Tomate:  possui licopeno, que é antioxidante. Reduz a concentração de radicais livres, os índices de colesterol alto, o risco de cânceres como o de próstata. Previne o infarto, já que impede a oxidação do LDL ("colesterol ruim").

-Azeite de oliva:   composto por ácidos graxos monoinsaturados e ômega 6. Protege contra cânceres como o de mama e próstata. Auxilia também no combate a doenças cardiovasculares.

-Uvas e vinhos: contêm tanino, antocianinas e catequinas.Ação antioxidante, antisséptica e vasoconstritora. Propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticarginogênicas**.

**Combatem os cânceres.

-Cereais: possuem fibras solúveis e insolúveis. Diminuem o risco de câncer de cólon, auxiliam o funcionamento intestinal. Os solúveis, por darem sensação de saciedade, ajudam no controle da glicemia e no tratamento da obesidade.

-Peixes marinhos: apresentam ômega 3. Protegem o organismo de doenças cardiovasculares como os coágulos sanguíneos. Diminuem a pressão sanguínea e o número de triglicérides. Aumentam o HDL ("colesterol bom") e diminui o LDL ("colesterol ruim"). Para os recém-nascidos é fundamental no desenvolvimento do cérebro e da retina.

-Cenoura: contém carotenóides.Além de estimular o sistema imunológico, é essencial para a visão humana e o desenvolvimento embriológico. Ainda protege contra oxidação e doenças cardiovasculares.

-Alho e cebola: compostos por sulfetos alílicos, que estimulam a proteção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico e diminuem as chances de doenças cardiovasculares.

-Frutas cítricas: frutas como laranja e limão apresentam flavonóides e limonóides, que evitam a formação de radicais livres e auxiliam na produção de enzimas que protegem contra variados tipos de cânceres. Ainda reduzem o colesterol.

-Leites e iogurtes: contêm probióticos, que são bactérias benéficas, como os lactobacilos. Melhoram o funcionamento do intestino e reduzem os riscos de câncer de cólon.

Autor: Aldo Ribeiro - Jornalista reponsável da Associação Médica do Paraná (AMP).

Fonte: Revista Medicina & Cia - AMP.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images